Os efeitos benéficos da meditação no corpo e na mente já são conhecidos e comprovados mundialmente por meio de inúmeros estudos.
Atualmente, há diversas opções de aplicativos, vídeos e sites com meditações guiadas. Esses áudios são uma ótima aposta para quem nunca praticou, pois ajudam a manter a mente atenta, uma vez que a tendência é que ela se distraia com facilidade.
É comum ouvirmos dizer que o melhor horário para a meditação é o período da manhã, de preferência bem cedinho. Mas, assim como qualquer outra atividade, isso pode variar de pessoa para pessoa.
O ideal é encontrar uma posição confortável, mas que permita que o corpo se mantenha desperto. Uma excelente forma é sentado em uma cadeira, com os pés apoiados no chão, ou sentado no chão com as costas apoiadas na parede ou no sofá, por exemplo.
Pode ser o quarto, a sala, a varanda… o importante é que o ambiente que você escolher para meditar seja calmo, sem muito barulho, e só seu.
Ter dificuldade para diminuir o fluxo de pensamentos é normal. Por isso, a respiração é uma ferramenta importante para ocupar a sua mente e trazer a sua atenção sempre ao momento presente.