A Polícia Militar apreendeu, neste sábado (21), uma mochila com grande quantidade de drogas, armas e munições, em Brejetuba. O fato aconteceu após disparos de metralhadora contra uma residência no bairro Nobre.
De acordo com informações dos militares, durante o atendimento de uma tentativa de homicídio na zona rural, enquanto a equipe buscava pelo autor, a PM foi acionada pelo Copom, dizendo que um grupo de suspeitos efetuou disparos contra uma residência.
Em contato com a solicitante, moradora da casa, ela disse que seu filho estava na calçada conversando com outro homem e relatou que uma “galera” queria matá-lo, e por isso ele iria embora. Segundos depois que ele saiu da frente de sua casa, com destino desconhecido, desceram três suspeitos do alto do bairro Nobre e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a residência da vítima, e que por sorte não foi atingida.
No município existe uma quadrilha de tráfico de drogas que veio da Serra, que estão tentando controlar o tráfico de drogas em Brejetuba. Como é de conhecimento da PM, o filho da vítima também trafica entorpecentes e já teria sido ameaçado de morte pela quadrilha da Serra, que possui várias armas de fogo, sendo uma delas uma metralhadora de fabricação caseira.
De acordo com várias denúncias relatando que os autores dos disparos estavam com duas armas, uma metralhadora e uma pistola, que após os disparos, um deles catou as capsulas deflagradas no local, a equipe iniciou as buscas pelos suspeitos, e ao realizar uma incursão no local onde a quadrilha tem uma boca de fumo, no bairro Sertãozinho, avistaram um dos suspeitos, na entrada de um beco, na rua principal, próximo a um bar.
Ele estava com uma mochila, que ao perceber a aproximação empreendeu fuga para dentro do beco, pulando uma janela de uma casa, sem morador, que fica no final do beco e entrando no matagal aos fundos da casa. Quando o suspeito estava pulando a janela da casa, a PM conseguiu agarrar a mochila em suas costas, que se soltou e o mesmo conseguiu fugir.
Dentro da mochila foi encontrado: uma pedra de aproximadamente 82g de crack, uma sacola com aproximadamente 42g de pasta base de cocaína, um carregador de metralhadora de fabricação caseira carregado com 20 munições intactas de calibre 9mm, dentro do bolso da mochila mais 13 munições intactas de calibre 9mm, uma munição intacta de calibre .380, duas capsulas deflagradas sendo uma calibre 9mm e outra calibre .380, ainda dentro da mochila 174 buchas de maconha, rádio comunicador sem bateria e dois carregadores para bateria de rádio comunicador, uma pistola de airsoft, dois tubos de cloridrato de lidocaína, utilizado na diluição da pasta base de cocaína ou crack, um celular e um cartão do banco com nome do suspeito.
A PM realizou buscas por todo o bairro, mas não conseguiu lograr êxito na detenção dos autores. A quadrilha da Serra foi detida no mês de dezembro de 2022 pela Policial Civil e Policial Militar de Brejetuba, sendo a época apreendida grande quantidade de entorpecentes e armas, contudo, foram soltos e no dia seguinte já estavam traficando.
Segundo a PM eles estão aterrorizando os moradores dos bairros Nobre e Sertãozinho, invadindo casas que estão vazias e as usando como ponto de venda de drogas, ou esconderijo, ameaçam os donos que, com medo, não representam. Em outros casos alugam casas pois possuem dinheiro oriundo do intenso tráfico, e que já vem produzindo uma onda de furtos e roubos na cidade.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Brejetuba.