Na manhã de sexta-feira (28), um taxista com ponto no Centro da cidade, atendeu um pedido de corrida para Laranja da Terra. O passageiro, de estatura alta e de cor morena, anunciou o assalto e colocou o taxista no porta-malas próximo ao trevo que dá acesso a Mata Fria, zona rural de Afonso Cláudio. Chegando ao Distrito de São João de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá, o assaltante perdeu o controle da direção e tombou. Um trabalhador que dirigia seu Fiat Idea foi ao local prestar socorro e também perdeu o seu veículo para o bandido, que deixou o local em alta velocidade. Com a ajuda do pedreiro, o taxista conseguiu sair do porta-malas sem lesões aparentes.
Na manhã de sábado (29), o mesmo assaltante praticou um roubo a um tradicional estabelecimento comercial de revenda de água e gás em Marechal Floriano. O assalto aconteceu por volta das 08:30 hrs e os valores não foram revelados, mas informações da polícia, dão conta que o bandido roubou todo o dinheiro das vendas do dia anterior. Ainda de acordo com a PM, os comerciantes foram ameaçados com uma arma apontada para a cabeça de uma idosa de 80 anos. A Polícia foi contatada depois que o bandido deixou o local.
Com informações das ações criminosas do bandido, policiais do Serviço Reservado da 2ª Cia Independente de Afonso Cláudio, montaram pontos estratégicos na ES 165. Ao visualizarem o Fiat Idea, de cor branca, placa BHZ-1430, no Alto Guandu, seguindo sentido a sede de Afonso Cláudio, imediatamente organizaram um cerco na localidade de Vargem Grande. Em alta velocidade, o bandido não respeitou a ordem de parada e jogou o carro na direção dos policiais, momento em que um deles efetuou disparos contra o veículo. Para não ser atropelado, um dos agentes se esquivou, mas teve a mão direita fraturada.
Depois de furar o cerco na fuga alucinada, o acusado perdeu o controle da direção e capotou o veículo na pista, próximo a Cachoeira Bonita, distante 4 km do centro de Afonso Cláudio. O homem ainda tentou fugir correndo, mas foi alcançado. Depois de identificado, policiais puxaram sua ficha e verificaram um mandado de prisão expedido pela Comarca de vila Velha e era foragido da Delegacia Regional de Linhares. De posse de D.J.V., os policiais encontraram uma espingarda calibre 28, cartuchos intactos e a quantia em espécie de R$ 3.752, que a polícia diz ser proveniente do roubo no estabelecimento comercial de Marechal Floriano.